EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3052
Tipo: Artigo
Título: CAPACIDADE FUNCIONAL E FORÇA DE MEMBROS SUPERIORES DE IDOSOS CADASTRADOS NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA.
Autor(es): CARLUCCI, Evelen Tainá de Souza
CARLUCCI, Edilaine Monique de Souza
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: O objetivo deste trabalho foi verificar a capacidade funcional e a força de membros superiores de idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família, no município de Maringá, Paraná. O estudo foi transversal, com coleta de dados primários. A avaliação da capacidade funcional foi realizada por meio das Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVDs) e a força de preensão manual (FPM) pela dinamometria. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. A maioria (63,83%) dos idosos era do sexo feminino. O grupo etário predominante foi o dos idosos com idade entre 60 e 69 anos (56,28%). Em relação à capacidade funcional, 69,18% dos idosos foram classificados como dependentes e 30,81% independentes. A maioria dos idosos dependentes era do sexo masculino e do grupo etário de 80 anos ou mais (89,74%). A média da força de preensão manual (FPM) dos idosos dependentes, em todos os grupos etários, foi menor que a dos idosos independentes.A média da FPM foi maior nos idosos independentes. Houve diminuição da média FPM com o avanço da idade.
Palavras-chave: Idoso
Atividades cotidianas
Força muscular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3052
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
evelen_taina_de_souza_carlucci.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)302.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.