EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3048
Tipo: Artigo
Título: PERCEPÇÕES DE FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS EM UTI ADULTO APÓS PROCESSO EDUCATIVO EM SAÚDE: RESULTADOS ESPERADOS
Autor(es): SANTOS, Elizângela Santana dos
GESTALDI, Andreia Bendine
Abstract: A educação em saúde é um conjunto de ações, orientações, intervenções e atividades que devem considerar as crenças e valores dos indivíduos, a fim de promover conhecimento e qualidade de vida. A equipe de enfermagem deve promover a educação visando a melhoria da saúde da população, e um dos campos onde estas ações devem ser realizadas é na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A UTI é caracterizada pela complexidade de tecnologias, agilidade e assistência contínua aos pacientes, e assim como as ações de promoção de saúde, é possível que a educação em saúde seja desvalorizada e desvinculada da prática profissional. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar a percepção de familiares após um processo de acolhimento e educação em saúde. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso em Enfermagem, pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com familiares de pacientes internados em UTI adulto do Hospital Universitário de Londrina-PR. Primeiramente, no horário de visita, após concordar em participar da pesquisa, o familiar será acolhido e orientado sobre os equipamentos e procedimentos invasivos do paciente, medidas de segurança, lavagem das mãos e prevenção de infecção. Após o término da visita, será entregue um folder educativo com informações sobre a UTI, equipamentos e dispositivos dos pacientes, e o familiar será convidado a participar de uma entrevista semi-estruturada. Os dados serão analisados por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Espera-se que se comprove a necessidade do acolhimento e educação em saúde dos familiares de pacientes internados em UTI, e que os funcionários estejam disponíveis e habilitados para realizar estas ações. Além disto, espera-se que a educação em saúde e a distribuição do folder sejam úteis para que os familiares compreendam a finalidade dos aparelhos e procedimentos nos pacientes.
Palavras-chave: Educação em saúde
Relações profissional - família
Unidades de terapia intensiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3048
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elizangela_santana_dos_santos_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)276.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.