EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3045
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO GLICÊMICA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS DO TIPO 2 DURANTE A SUPLEMENTAÇÃO COM SMALLANTHUS SONCHIFOLIUS
Autor(es): SOUZA, Déborah Carolina de Lima
CONTER, Carolina Cella
Abstract: A diabetes mellitus do tipo 2 (DMT2) é uma doença crônica caracterizada pelo aumento do nível glicêmico devido a ação ineficaz da insulina ou deficiência na produção da mesma. Na diabetes a dieta é fundamental para o controle da hiperglicemia. A batata Yacon –“Smallanthus sonchifolius” é uma raiz tuberosa de origem andina rica em frutooligossacarídeos do tipo oligofrutanos e inulina que possui propriedade hipoglicêmica. Este trabalho tem como objetivo verificar se a batata yacon-“Smallanthus sonchifolius” possui ação hipoglicêmica auxiliando no controle da DMT2. Foram escolhidos 10 pacientes, de diferentes sexos e faixa etária com DMT2. Os mesmos irão realizar a dosagem de glicose em domicílio com o aparelho de glicemia por capilaridade utilizando a amostra de sangue, por um período de dois meses. Também será dosada hemoglobina glicada antes do início e após o procedimento. Os valores glicêmicos coletados pré e pós-teste, oriundos dos pacientes inclusos na pesquisa serão analisados através do teste estatístico T-Student, com pós-teste de Tukey para um nível de significância de p<0,05. Espera -se com esse trabalho evidenciar a diminuição dos níveis glicêmico nos pacientes com DMT2 durante a utilização da batata yacon.
Palavras-chave: Batata yacon
Diabetes mellitus
Glicemia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3045
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
deborah_carolina_de_lima_souza_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)277.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.