EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3043
Tipo: Artigo
Título: TABAGISMO NO PROCESSO DE ENVELHECIMENT O : UM ESTUDO DE REVISÃO
Autor(es): MARÇAL, Danilo Francisco da Silva
ALEXANDRINO, Eduardo Gauze
SANTOS, Carolina Arnaut dos
CHARAL, Claudiana Marcela Siste
CORTE, Lucia Elaine Ranieri
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: Tendo em vista o aumento da população idosa no mundo e o tabagismo ser um fator de risco preponderante para o surgimento de diversas doenças, o objetivo do presente estudo foi descrever o uso do tabaco entre os idosos e suas implicações para a saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica, cujo levantamento foi realizado nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e PubMed BASICS, no período compreendido entre 2010 e 2015. Os resultados mostraram que as diversas mudanças que ocorrem durante o processo de envelhecimento podem tornar os idosos mais vulneráveis a hábitos menos saudáveis, como o tabagismo. O hábito de fumar compromete não só a expectativa, mas também, a qualidade de vida dos idosos. Apesar de os benefícios, com a cessação do hábito de fumar, serem maiores entre os mais jovens, o abandono do tabagismo, em todas faixas etárias, sobretudo para os idosos, reduz o risco de morte e melhora as condições gerais de saúde.
Palavras-chave: Envelhecimento
Idosos
Tabagismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3043
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danilo_francisco_da_silva_marcal_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)206.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.