EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3028
Tipo: Artigo
Título: O RETORNO DOS DOCENTES APOSENTADOS AO COTIDIANO DO TRABALHO NO DEPARTAMENTO: SUAS MOTIVAÇÕES
Autor(es): SANTOS, Ana Claudia Souto
RIBEIRO, Benedita Gonçalves de Assis
MARTINS, Júlia Trevisan
Abstract: Com a melhora na qualidade de vida, e aumento na expectativa de vida, a sociedade contemporânea tem no trabalho mais do que uma fonte de renda, e sim uma área da vida que deve ser satisfatória. Neste contexto a aposentadoria vem sendo compreendida de forma diferente, e não mais vista como o término da carreira profissional e do trabalho. Desta forma o presente estudo objetiva identificar qual é a motivação dos docentes da Universidade Estadual de Londrina a retornarem a docência, mesmo após a aposentadoria. Com abordagem quanti-qualitativa, do tipo exploratório descritivo, a pesquisa adotou a análise de conteúdo segundo Bardin (2010), para análise qualitativa, a partir deste propósito os docentes aposentados que retornaram as atividades de docência, responderam um questionário com dados de caracterização e duas perguntas abertas: “o que motivou a retornar as atividades após a aposentadoria?” “o que representa retornar as atividades?”. Foram entrevistados 07 docentes, dos quais 57% do sexo masculino, em média trabalharam 32 anos na instituição e 71% não chegaram a se afastar das atividades docentes quando a aposentadoria chegou. As entrevistas foram gravadas, transcritas e estão sendo categorizadas para a análise de conteúdo conforme a proposta de Bradin (2010).
Palavras-chave: Aposentadoria
Docente
Trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3028
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_claudia_souto_santos.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)278.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.