EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3023
Tipo: Artigo
Título: GERÊNCIA DO CUIDADO E COMPETÊNCIA EM COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL DO ENFERMEIRO COM FAMILIARES DE ADULTOS HOSPITALIZADOS SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Autor(es): BEGA, Aline Grabriela
PERUZZO, Hellen Emília
MONTEZELI, Juliana Helena
DECESARO, Maria das Neves
MACON, Sonia Silva
HADDAD, Maria do Carmo Fernandez Lourenço
Abstract: O objetivo do estudo foi analisar a percepção de enfermeiros sobre as interfaces da competência em comunicação interpessoal com familiares de pacientes adultos hospitalizados com a gerência do cuidado de enfermagem sob a ótica da Teoria de Sistemas. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa,realizado em um hospital universitário de grande porte localizado no norte do Paraná, com 13 enfermeiros atuantes nas unidades de internamento adulto e em duas unidades de terapia intensiva. A coleta de dados foi realizada no mês de julho de 2015 por meio de uma entrevista semiestruturada, com gravação de áudio. As falas foram transcritas e posteriormente os dados foram tratados pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O estudo apresenta apenas dados preliminares a respeito dos achados nos discursos dos entrevistados. A análise de conteúdo permitiu até o momento a emersão das seguintes categorias: 1. Interferência da estrutura organizacional ; 2. Confluência versus contra ponto da comunicação para com a Teoria Sistêmica;3. Competências gerenciais mobilizadas sistematicamente; 4. Contribuições da comunicação com a família para a gerência sistêmica do cuidado de enfermagem . O estudo permitiu concluir a princípio, que a comunicação com familiares de adultos hospitalizados, na ótica dos enfermeiros, é ferramenta gerencial inexpugnável para que o indivíduo seja cuidado integralmente e também para um processo de trabalho que articule a gerência e assistência de maneira sistêmica e dinâmica.
Palavras-chave: Enfermagem
Família
Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3023
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aline_gabriela_bega_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)276.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.