EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3021
Tipo: Artigo
Título: EFEITO AGUDO DA MASSAGEM AYURVÉDICA SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA EM MULHERES HIPERTENSAS
Autor(es): POLITI, Alessandra J.
ZERBIN, Ivani Kemmer
CHUN, Kao Yu
PEREIRA, Rafael Mendes
PINTO, Roberta Ramos
CARDEAL, Adriane de Lima
Abstract: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é vista como uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), associada frequentemente a alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) e alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares. No tratamento da HAS faz-se de suma importância a integração da medicina convencional com a complementar, na qual as técnicas de massagem estão incluídas, com o objetivo de considerar a saúde e o bem -estar do indivíduo, ao invés de apenas a doença. As terapias complementares, entre elas a massagem indiana chamada Ayurvédica, são utilizadas juntamente com o tratamento medicamentoso como estratégia auxiliar no controle da HAS. Com isso, o objetivo do presente estudo foi verificar o efeito agudo de uma sessão de massagem ayurvédica na pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC) de mulheres hipertensas. Participaram do presente estudo 19 mulheres hipertensas controladas por medicamento, com média de idade de 60 (11) anos. Destas 19 mulheres, 10 (dez) apresentaram desequilíbrio no dosha Vata. A PA e FC foram aferidas utilizando aparelhos de monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) (Welch Allyn, ABPM 6100). A coleta de dados foi realizada em um único dia com a aplicação da massagem Ayurvédica seguindo o seguinte protocolo: A PA e FC foram aferidas no repouso e imediatamente após essa coleta as participantes receberam 60 minutos de massagem Ayurvédica no chão sobre colchonete, seguidos por 60 minutos de repouso onde as mesmas permaneceram sentadas com o MAPA programado para realizar as aferições a cada 10 minutos. Os dados da PA e FC foram apresentados por meio da estatística descritiva em valores de média e desvio padrão. A normalidade dos dados da PA e FC de repouso, logo após a massagem e 60 minutos após am massagem foram testados pelo teste de Shapiro-Wilk. Como foram normais, foi usado o teste t para dados pareados. Foi usado o pacote estatístico SPSS 22.0 e considerados valores estatisticamente significativos valores de P < 0,05. A PAS no repouso foi de 128(22) mmHg, logo após a massagem foi de 129(19) e após 60 minutos foi de 124(18) mmHg, com redução de 04 mmHg. A PAD no repouso foi de 73(11) mmHg, logo após a massagem foi de 71(14) mmHg e após 60 minutos foi de 74(14) mmHg, com aumento de 01 mmHg. A FC no repouso foi de 81(12) bpm, logo após a massagem foi 74(10) mmHg e após 60 minutos foi de 71(12) bpm, com redução de 10 bpm,sendo apenas a FC, logo após e 60 minutos após a massagem, considerada com redução significativa quando comparada com a FC de repouso. Conclui-se portanto, que após 60 minutos de finalizada uma única sessão de massagem Ayurvédica, apesar de haver uma redução da PAS de 4 mmHg, esta não foi considerada significativa, bem como a PAD, porém a FC encontrava-se reduzida em 10 bpm, considerada redução significativa.
Palavras-chave: Frequência cardíaca
Hipertensão arterial
Massagem ayurvédica
Pressão arterial
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3021
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alessandra_j_politi.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)224.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.