EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3016
Tipo: Artigo
Título: A EMBALAGEM PET E A LOGÍSTICA REVERSA: UMA VISÃO SUSTENTÁVEL
Autor(es): SOUZA, Wanderlei de
BARROS JÚNIOR, Carlos de
LEOBLEIN, Daniela Fogaça
NATAL, Jean Paulo Sila
SANTOS, Silvio Alexandre dos
Abstract: O presente trabalho discorre sobre a Logística reversa para garrafas PET. A sociedade de modo geral,está tendo a consciência da importância da logística no dia-a-dia. Mas existe o outro lado da logística que ainda é pouco difundido: a Logística Reversa. Esta é uma área da logística entendida como prática para o desenvolvimento sustentável que estuda os aspectos de reaproveitamento ou retornos dos produtos, embalagens ou materiais no seu centro produtivo. Esse processo já podia ser observado com sucesso, há alguns anos, nas indústrias de bebidas, com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final. No entanto, muitas empresas não levavam em conta terem os processos e sistemas bem definidos em relação à Logística Reversa, pois elas estavam preocupadas em desenvolver os serviços de distribuição direta, que possui mais influência no bom atendimento do cliente e mais importância econômica, o que realmente é indispensável para as empresas em geral. Neste artigo, o tema abordado foi a estratégia da utilização da logística reversa direcionada a garrafas pet, entendendo como essa metodologia é organizada e como interfere na sociedade brasileira. Esse produto, que atualmente encontra-se no topo da lista entre os mais fabricados pelo Brasil se configura, assim, como grande influenciador da balança econômica desse país.O estudo se deu meio de uma revisão bibliográfica a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, revistas e artigos de periódicos sobre reciclagem de garrafas PET e Logística Reversa.Fica evidente que a Logística Reversa e a reciclagem de garrafas PET são atitudes ecologicamente corretas e se justificam por atender a Legislação ambiental, gerar benefícios econômicos,ser um diferencial competitivo e finalmente atendendo o novo consumidor que cada dia está mais exigente com as questões ambientais.É importante dizer que usar apenas a Logística Reversa e a reciclagem como estratégia ambiental é muito pouco, faz necessário, usar outras estratégias como a redução do consumo, a reutilização sempre que possível e finalmente, efetuar a separação adequada dos materiais pós consumo, evitando que os mesmos possam para em lixões e/ou aterros sanitários, causando graves problemas ambientais.
Palavras-chave: Fluxo reverso
Recursos naturais
Sustentabilidade ambiental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3016
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
wanderlei_de_souza_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)275.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.