EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3010
Tipo: Artigo
Título: FLAP CONJUNTIVAL PARA TRATAMENTO DE ÚLCERA PROFUNDA EM CÃO - RELATO DE CASO.
Autor(es): KOVACS, Thais Akelli Sanchez
MARQUES, Danilo Roberto Custódio
ROSA, Camila Lima
Abstract: A úlcera de córnea ou ceratite ulcerativa é uma das oftalmopatias de maior incidência na clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, sendo que a etiologia consiste em traumas, deficiência de produção da parte aquosa da lágrima, alterações palpebrais, inflamações, estresse, fatores raciais, distúrbios nutricionais e infecções no geral. As ulcerações podem ser superficiais, a qual pode ser empregada a terapia medicamentosa, e profunda, na qual necessita de procedimento cirúrgico associados à terapia clínica. Dentre os procedimentos cirúrgicos destaca-se o flap conjuntival por proporcionar um apoio mecânico a estrutura lesionada, permitir a cicatrização precoce da córnea devido ao grande aporte vascular conjuntival, ser uma técnica de fácil realização, bem como possibilitar a visualização das estruturas ao redor da área lesionada. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo relatar o caso de um cão, macho, da raça Shih Tzu, de aproximadamente seis meses de idade, pesando 5,9 kg, que passou por procedimento de flap de conjuntiva bulbar pediculado para tratamento de úlcera de córnea profunda.
Palavras-chave: Ceratite ulcerativa
Conjuntiva
Recobrimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3010
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thais_akelli_sanchez_kovacs_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)493.22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.