EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3009
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES CLIMATOLÓGICAS NAS VARIÁVEIS REPRODUTIVAS DE FÊMEAS BOVINAS DA RAÇA NELORE
Autor(es): NEVES, Suellen
SOUZA, Kamila Libano de
EMANUELLI, Isabele Picada
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
Abstract: As variações climáticas extremas causam grandes prejuízos aos animais de produção criados a campo diminuindo a capacidade das funções reprodutivas e produtividade dos rebanhos. O desenvolvimento de estudos que correlacionem às variações climáticas ao longo do ano com as variáveis reprodutivas contribuem para promover à sustentabilidade dos sistemas de produção animal. Este trabalho terá como objetivo correlacionar as variáveis climatológicas de temperatura e precipitação com as variáveis reprodutivas (oócito, embrião e gestação) de vacas. Um total de 25 fêmeas bovinas da raça Nelore, da mesma linhagem genética e alojadas a 40 km da cidade de Maringá, foram utilizadas para coletas dos dados de produção de oócitos, embriões e taxa gestacional. As medições diárias de temperatura e precipitação serão obtidas no INMET onde será utilizada a estação de monitoramento situada na região de Maringá pelas coordenadas latitude -23.4º, -51.91º longitude e altitude 542m. Serão coletados os dados climáticos diários durante todo o ano de 2012, visando contemplar as quatro estações do ano. A influência da temperatura e precipitação será avaliada por meio da correlação e da análise de regressão. Os resultados de produção de oócitos, de produção de blastocistos e de taxa de prenhes serão analisados utilizando a metodologia de Regressão Logística (software SAS, versão 9.1.). Espera-se que as mudanças bruscas na temperatura e o excesso ou a falta de chuvas tenham influenciam nas variáveis reprodutivas da fêmea bovina, tanto as variáveis relacionadas com a vaca doadora (taxa de oócitos e blastocistos) quanto com a receptora taxa de prenhes.
Palavras-chave: Biotécnicas da reprodução
Correlação
Embriões
Vaca
Variações climatológicas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/3009
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
suellen_neves_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)282.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.