EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2996
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO SOBRE A DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS GERADOS PELAS CRIAÇÕES DE GADO DE LEITE NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): OLIVEIRA, Karina Volpe de
ANDREAZZI, Márcia Aparecida
AZEVEDO, Lucas Briques de
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
MENDES, Adriano Rogério
Abstract: A produção de leite é um dos setores mais importantes do agronegócio brasileiro, contudo, o incremento desta cadeia resulta, por um lado, em maior produção de leite, e por outro, em maior geração de dejetos. Conscientizar os produtores de leite para aumentar a produção e reduzir os efeitos nocivos ao ambiente se torna necessário, visto que, a bovinocultura de leite é uma das atividades agropecuárias que causa grande impacto ambiental e suas consequências implicam em custos ambientais e ecológicos de difícil mensuração. As principais formas de destinação dos resíduos da bovinocultura de leite são esterqueiras, composteiras e biodigestores, contudo, cada técnica apresenta características ambientais e de manejo distintas. A escolha da destinação mais adequada, de acordo com o manejo empregado nas leiterias é pertinente. Este projeto tem como objetivo caracterizar os principais resíduos gerados pelas criações de gado de leite, da região noroeste do Paraná, estudar suas formas de destinação e assim, contribuir para a cadeia de produção leiteira, tornando-a mais sustentável sob os pontos de vista econômico, social e ambiental.
Palavras-chave: Biodigestores
Compostagem
Manejo de dejetos
Vacas de leite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2996
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
karina_volpe_de_oliveira_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)279.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.