EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2991
Tipo: Artigo
Título: EXPRESSÃO DE mRNA DE GLUTATIONA PEROXIDASE EM TILÁPIAS - DO - NILO ( Oreochoromis niloticus ) DESAFIADAS COM FUMONISINA
Autor(es): KRUPEK, Gustavo
ARTACHO, Bruno Meneguin
GERALDO, Gabriel Roldi
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
LALA, Bruno
GASPARINO, Eliane
Abstract: O objetivo do projeto foi avaliar a expressão gênica do gene que codifica a enzima glutationa peroxidase (GPX) no fígado de alevinos de tilápias-do-Nilo desafiado com níveis crescente da micotoxina fumonisina. Foram utilizados 180 peixes da linhagem Tailandesa revertidos sexualmente, distribuídos em caixas de fibrocimento com volume de 1000L cada, com sistema individual de renovação da água e aeração constante. Cada tanque foi dividido em três hapas com volume individual de 250L e 15 peixes em cada hapa. Foram elaboradas três dietas isocalóricas e isoprotéicas, variando apenas quanto à inclusão de diferentes concentrações de fumonisina B1 + B2 (grupo 1 –(0,0mg de fumonisina; grupo 2 – 20mg de fumonisina; grupo 3 –40mg de fumonisina/kg de ração). Para análise da expressão gênica foram coletadas amostras de fígado dos animais com 15 e 30 dias de consumo das dietas experimentais. e realizada a extração do RNA total. Para avaliação da expressão gênica foi realizada transcrição reversa para síntese de cDNA. A abundancia de DNA complementar foi verificada por meio de PCR em tempo real. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas por teste de Tukey a 5% de significância.Não houve variação na expressão da GPX entre os diferentes grupos após 15 dias de experimento. Após 30 dias de consumo, houve aumento na expressão gênica de GPX dos animais que consumiram a dieta com 40 mg FB/kg de fumonisina em relação aos demais grupos.
Palavras-chave: Alevinos
GPX
PCR em tempo real
Fusarium
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2991
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo_Krupek.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)288.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.