EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2988
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
Autor(es): GERALDO, Gabriel Roldi
ARTACHO, Bruno Meneguin
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
LALA, Bruno
GASPARINO, Eliane
Abstract: A micotoxina fumonisina é produzida durante o metabolismo secundário dos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum e pode causar diversos danos à saúde, levando o animal à morte, dependendo dos níveis de contaminação e tempo de exposição à toxina. A ação da fumonisina envolve a ação direta sobre a mucosa intestinal, além da alteração da síntese de ceramida pelo bloqueio enzimático da ceramida sintase, promovendo desta forma, redução na síntese de esfingolipídios complexos e acúmulo e precursores metabólicos. Os danos à mucosa intestinal e o acúmulo de intermediários esfingóides pode causar alteração nutricionais na carcaça dos animais, como aumento dos ácidos graxos saturados e redução dos ácidos graxos insaturados na carcaça, por meio de menor absorção de nutrientes oriundos da alimentação e do acúmulo de palmitoil CoA. Um estudo realizado no Brasil com amostras de ração oriundas de fazendas de tilápias-do-Nilo demonstrou contaminação por fumonisina B1 em 98% das amostras avaliadas representando um grande risco a estes animais, e os tornando um grupo alvo para estudos. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil dos ácidos graxos insaturados no músculo de alevinos de tilápia-do-Nilo alimentados com níveis crescentes de fumonisina. O perfil dos ácidos graxos saturados foi analisado por cromatografia gasosa e os resultados avaliados por análise de variância utilizando o software SAS, a 5% de probabilidade. O consumo de níveis crescentes de fumonisina promoveu alteração na maioria dos ácidos graxos avaliados na carcaça de alevinos de tilápia-do-Nilo.
Palavras-chave: Micotoxinas
Lipídios
Peixes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2988
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabriel_roldi_geraldo.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)239.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.