EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2987
Tipo: Artigo
Título: APLICAÇÃO DE SILECIAMENTO GÊNICO COMO TRATAMENTO PARA O MAL DE ALZHEIMER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
Autor(es): BERGAMASCO, Flávia Caroline
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: O Mal de Alzheimer é uma doença caracterizada pela perda episódica de memória e o seu tratamento é possível apenas utilizando a terapia gênica. Para verificar os avanços no tratamento para esta doença este estudo teve como objetivo a realização de uma revisão bibliográfica sobre o uso da técnica de terapia gênica por silenciamento gênico via RNA de interferência sobre os genes que atuam na patogênese do Mal de Alzheimer. A doença tem origem genética e neste caso não há cura ficando os tratamentos convencionados limitados a manutenção da qualidade de vida. Foi verificado que o método capaz de verdadeiramente curar a doença pode ser a terapia gênica por sileciamento dos genes implicados no Mal de Alzheimer via RNA de interferente. O mecanismo empregado pelo RNA Interferente (RNAi) é de silenciamento pós- transcricional, ou seja, o gene será transcrito normalmente, porém não conseguirá ser traduzido, pois antes o RNA mensageiro (RNAm) sofrerá clivagem pela enzima argonauta complexada, o que conduz a não expressão das proteínas responsáveis pela formação da placa amiloide. Neste sentido é possível que esta tecnologia possa ser aplicada para o tratamento de portadores do Mal de Alzheimer impedindo a manifestação precoce dos sintomas.
Palavras-chave: Doença neurodegenerativa
Mal de alzheimer
RNA Interferente
Terapia gênica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2987
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
flavia_caroline_bergamasco.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)380.28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.