EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2984
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA COMPENSAÇÃO DE CO 2 NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR POR MEIO DO ESTUDO DE IMPACTO DE VIZINHANÇA (EIV) NOS ANOS DE 2006 A 2014
Autor(es): LIMA, Douglas Fabiano Costa de
GRUPO, Lucia Regina Perego
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: Esse trabalho tem o objetivo de realizar um levantamento da compensação de CO2 (Sequestro de carbono), por meio do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), no Município de Maringá-PR, utilizando o Termo de Compromisso (TC) assinado pelos empreendedores, por meio da doação e manutenção de mudas de árvores pelos empreendimentos geradores de altas concentrações de emissões de CO2, instalados no município, a partir do ano de 2006 a 2014. Para isso, será realiza do um levantamento das empresas que firmaram Termo de Compromisso (TC), junto ao município, a partir do ano de 2006, da implementação do EIV, até o ano de 2014. Após o levantamento geral, será realizada uma análise para identificar quais empreendimentos apresentam em TC, a obrigatoriedade de plantio e manutenção das espécies nativas. De posse da quantificação de mudas, será efetuado o cálculo em toneladas da compensação de CO2 por empreendimento nos últimos oito anos, por meio de análises estatísticas (ANOVA e regressão). Com esse projeto, espera-se quantificar em toneladas a neutralização de CO2 da atmosfera do município de Maringá, por meio do plantio de árvores, no Processo EIV, nos últimos oito anos. Os estudos analisados desta forma podem demonstrar a garantia de créditos adicionais à imagem do empreendimento no mercado competitivo e benefícios permanentes à cidade, não só do ponto de vista ambiental, como também econômico e social, visto que estariam atuando em consonância com as melhorias climáticas da região e consequente diminuição do efeito estufa.
Palavras-chave: Sequestro de carbono
Sequestro de carbono
EIV
Sustentabilidade urbana
Compensação de CO2
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2984
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
douglas_fabiano_costa_de_lima.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)208.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.