EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2982
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA ESTRUTURA DA COMUNIDADE DE LARVAS DE CHIRONOMIDAE EM DIFERENTES BIÓTOPOS DA PLANÍCIE ALUVIAL DO ALTO RIO PARANÁ.
Autor(es): MANGAROTTI, Danielle Paula de Oliveira
ROSIN, Gisele Cristina
TAKEDA, Alice Michyio
Abstract: Na comunidade bentônica, as larvas de Chironomidae ocorrem em altas densidades na maioria dos hábitats. Esse trabalho tem como objetivos, analisar a composição taxonômica, abundância e distribuição das larvas de Chironomidae nos diferentes sistemas. As coletas foram realizadas em março e setembro de 2003 com um amostrador do tipo Petersen modificado, no rio Ivinheima, lagoas dos Patos e Ventura, canal Ipoitã, rio Paraná, ressaco do Pau Véio, lagoas das Garças e do Osmar. Os dados abióticos foram obtidos através de sonda multiparâmetro. As larvas foram preparadas com meio de Hoyer, e para a identificação dos gêneros, foi utilizada literatura especializada. Durante o período amostrado, foram identificados 31 gêneros.A maior densidade de larvas foi registrada na lagoa do Osmar e a maior diversidade no Canal Ipoitã. Observou-se que a distribuição dos gêneros de Chironomidae esteve relacionada principalmente com concentração de oxigênio dissolvido e o tipo de sedimento.
Palavras-chave: Chironomidae
Densidade
Oxigênio
Sedimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2982
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
danielle_paula_de_oliveira_mangarotti.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)328.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.