EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2980
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA SUPEROVULAÇÃO NA PRODUÇÃO DE EMBRIÕES IN VITRO EM VACAS DA RAÇA NELORE
Autor(es): CAVICHIOLI, Carina
CAVALIERI, Fábio Luiz Bim
COLOMBO, Antonio Hugo Bezerra
OLIVEIRA, Karina Volpe
Abstract: A técnica de superovulação é um dos passos fundamentais no programa de transferência de embriões em bovino. Tem como objetivo estimular, através de administração de hormônios, o desenvolvimento de um grande número de folículos até o estágio no qual possam ovular. Objetiva-se avaliar a possível relação dos efeitos da superovulação da produção de embriões IN VITRO em vacas da raça Nelore. O experimento será realizado na fazenda experimental do Unicesumar , e serão utilizadas 15 vacas da raça Nelore dividida em dois tratamentos com 07 (sete) repetições cada. No primeiro tratamento os ovários serão aspirados em dias aleatórios do ciclo estral e no segundo tratamento os animais serão superovulados com FSH (Plusetr) durante 04 dias e 24 horas após a última aplicação, onde os mesmos serão aspirados com o auxilio de um ultrassom ALOKA SSD500 e probe de 5,0 MHZ. Após a aspiração os ovócitos serão conduzidos ao laboratório onde os mesmos serão maturados, fertilizados e cultivados in vitro. Ao final da pesquisa espera -se aumentar a produção de embriões produzidos in vitro, superovulando as doadoras antes da aspiração folicular.
Palavras-chave: Embrião
FIV
Nelore
Superovulação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2980
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
carina_cavichioli.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)263.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.