EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2979
Tipo: Artigo
Título: CORPO ESTRANHO LINEAR EM FELINO - RELATO DE CASO
Autor(es): ROSA, Camila Lima
KOVACS, Thais Akelli Sanchez
CARVALHO, Hugo Leonardo
MARQUES, Danilo Roberto Custodio
Abstract: Apesar do hábito alimentar seletivo dos felinos, a maior incidência de corpo estranho linear acontece em gatos, devido ao seu comportamento em brincar com novelos de lã, panos, e linhas em geral. O corpo estranho linear é considerado uma emergência cirúrgica, a sintomatologia clinica é grave, em alguns casos até óbito. Os sinais clínicos mais comuns são anorexia, vômito, letargia, febre e dor abdominal, dispneia, inquietação e caquexia. O diagnóstico é realizado através do histórico clínico e avaliação físico, radiografias simples ou contrastado e ecografia abdominal. Para tratamento na maioria das vezes é cirúrgico.Relata-se o caso de um felino, fêmea, siamês, de um ano e dois meses de idade com êmese há dez dias e dor à palpação abdominal, desidratado e apático. Na inspeção da cavidade oral encontrou-se o corpo estranho linear preso à região de frênulo lingual. Ao exame radiográfico abdominal, notou-se leve pregueamento de alças intestinais. Realizou-se a gastrotomia, enterectomia e varias enterorrafias devido a perfuração intestinal. Realizou-se a retirada de pontos após 15 dias do procedimento cirúrgico e animal apresentou-se em ótimo estado.
Palavras-chave: Corpo estranho linear
Enterectomia
Felino
Gastrotomia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2979
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila_lima_rosa_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)414.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.