EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2978
Tipo: Artigo
Título: PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS SATURADOS EM TILÁPIAS DESAFIADAS COM FUMONISINAS
Autor(es): ARTACHO, Bruno M.
GERALDO, Gabriel Roldi
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
LALA, Bruno
GASPARINO, Eliane
Abstract: Nos últimos anos tem-se buscado investigar a qualidade sanitária de grãos destinados alimentação animal e humana, identificando possíveis problemas, como a presença de fungos. A micotoxina fumonisina é produzida durante o metabolismo secundário dos fungos Fusarium verticillioides e Fusarium proliferatum e pode prejudicar as funções do sistema imunológico, causar edemas pulmonares, lesões no fígado e rins, levando o animal à morte, dependendo dos níveis de contaminação e tempo de exposição à toxina. A ação da fumonisina envolve a alteração da síntese de ceramida pelo bloqueio enzimático da ceramida sintase, promovendo desta forma, redução na síntese de esfingolipídios complexos e acúmulo e precursores metabólicos. Este acúmulo de intermediários pode causar alteração dos ácidos graxos saturados na carcaça, por meio do acúmulo de palmitoil CoA. Um estudo realizado no Brasil com amostras de ração oriundas de fazendas de tilápias-do-Nilo demonstrou contaminação por fumonisina B1 em 98% das amostras avaliadas representando um grande risco a estes animais. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o perfil dos ácidos graxos saturados no músculo de alevinos de tilápia-do-Nilo alimentados com níveis crescentes de fumonisina. O perfil dos ácidos graxos saturados será analisado por cromatografia gasosa e os resultados avaliados por análise de variância utilizando o software SAS, a 5% de probabilidade.
Palavras-chave: Ácido hexadecanoico
Ácido Palmítico
Lipídios
Micotoxinas
Peixes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2978
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bruno_meneghim_artacho.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)324.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.