EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2977
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS HOSPITALARES SOBRE CUIDADOS PALIATIVOS
Autor(es): DESANOSKI, Pollyana Barbara Chimirri
SILVA, Juliana Dalcin Donini e
Abstract: A enfermagem é a profissão que lida com o cuidar, auxiliando a equipe multidisciplinar no processo de cuidado e reestabelecimento da saúde, todavia, nem sempre é possível alcançar a cura, principalmente quando se trata das neoplasias, sendo assim, a presente pesquisa tem por objetivo, identificar os conhecimentos de enfermeiros em ambiente hospitalar sobre cuidados paliativos a pacientes oncológicos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. A coleta dos dados se deu através de entrevistas gravadas e guiadas por questões norteadoras. Após, os depoimentos foram transcritos na íntegra garantindo a fidelidade dos dados, sendo assim meditadas, categorizadas e analisadas pelo método de análise de Bardin, onde emergiram duas categorias, sendo: A compreensão dos enfermeiros sobre cuidados paliativos e; a formação acadêmica do profissional sobre cuidados paliativos. Na primeira categoria ficou evidente que os enfermeiros se apoderam do conceito de cuidados paliativos de forma coerente e procuram coloca-lo em prática. Na segunda categoria, relataram a falta de preparo durante a graduação. Diante disso, considera-se que os enfermeiros conhecem a finalidade dos cuidados paliativos e desejam aplica-lo, porém destacam a lacuna existente na formação, destacando a necessidade da abordagem desse tema de forma mais abrangente.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Enfermagem
Relações profissional-família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2977
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pollyana_barbara_chimirri_desanoski_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)279.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.