EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2975
Tipo: Artigo
Título: LEVANTAMENTO DA MASTOFAUNA DE UM PEQUENO FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA DO ESTADO DO PARANÁ
Autor(es): NASCIMENTO, Alisson
BANDIEIRA, Nathan
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: O Brasil é o quinto maior país do mundo, sendo o pais com maior diversidade biológica, acolhendo cerca de 14% da biota mundial. Dentre os animais que contribuem com essa imensa biodiversidade, destacam-se os mamíferos que possuem papéis importantes para a manutenção dos ecossistemas. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo caracterizar a composição da MASTOFAUNA, a fim de conhecer as espécies presentes dentro de um fragmento de Mata Atlântica no sul do Brasil. Mais especificamente, este projeto visa classificar todas as espécies de mamíferos de pequeno, médio e grande porte existente nessa área presentes nesse fragmento no ano de 2015, com os métodos: busca direta, armadilhas fotográficas e de captura, vestígios de rastros (pegadas) e evidencias diretas e indiretas de funcionários e moradores da região. As coletas estão sendo realizadas nos períodos noturnos e diurnos, de acordo com os hábitos alimentares das espécies. Esperamos com esse trabalho encontrar uma grande diversidade de mamíferos, sendo ameaçados ou não de extinção (IBAMA). Ao final do trabalho será confeccionada uma cartilha de conservação, ilustrando a riqueza da fauna e orientando os funcionários e visitantes da fazenda da UNICESUMAR, com a finalidade de promover a preservação das espécies ali presentes. Nesse projeto espera-se conhecer a grande diversidade da mastofauna e catalogar as espécies, ameaçadas, ou não, de extinção, pois ainda não existe este tipo de levantamento.
Palavras-chave: Biomas
Conservação
Educação ambiental
Maringá
Mamífero
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2975
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alisson_mailson_carvalho_nascimento.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)283.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.