EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2974
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ABORDANDO PRIMERIOS SOCORROS PARA ESCOLARES
Autor(es): OLIVEIRA, Paula Vidal Ortiz
SIMARDI, Larissa Pereira
FERREIRA, Fabiana Martins
LABEGALLINI, Célia Maria Gomes
MINCOFF, Raquel Cristina Luis
Abstract: As situações de emergência necessitam de avaliação da vítima e atendimento eficaz e imediato, para que reduza as chances de sequelas e aumente a sobrevida, para isso é necessário a formação de toda a sociedade para o atendimento de emergência. É importante o conhecimento e esclarecimento para que o atendimento da vítima seja feito corretamente, pois as principais causas de morte fora dos hospitais é a falta de atendimento e o socorro inadequado. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo realizar atividade educativa com alunos do 2° ano do ensino médio sobre noções básicas de primeiros socorros. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, delineada através da pesquisa-ação, possuindo uma fase de pesquisa, efetivada por meio de um instrumento semiestruturado contendo questões sociodemográficas, de saúde e acerca do conhecimento emergenciais e uma fase de ação onde serão efetivadas as estratégias educativas. Espera-se que os participantes do estudo sejam capazes de realizar o atendimento emergencial básico, além de fornecer subsídios para novas pesquisas e contribuir com o desenvolvimento de ações educativas em saúde. O estudo respeitará todos os preceitos éticos da Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.
Palavras-chave: Acidentes escolares
Práticas educativas
Prevenção
Primeiros socorros
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2974
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paula_vidal_ortiz_de_oliveira_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)260.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.