EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2959
Tipo: Artigo
Título: CURSO DIÁRIO DA RADIAÇÃO SOLAR E DA ASSIMILAÇÃO LÍQUIDA DE CO 2 EM DUAS CULTIVARES DE TOMATEIRO
Autor(es): HACHMANN, Tiago Luan
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
SERON, Cássio de Castro
LORENZONI, Marcelo Zolin
DALASTRA, Graciela Maiara
INAGAKI, Adriano Mitio
Abstract: O objetivo desse estudo foi avaliar o curso diário da radiação solar e sua influência na taxa de assimilação líquida de CO2 de duas cultivares de tomateiro, em folhas expostas à radiação solar proveniente do quadrante leste (período da manhã) ou do quadrante oeste (período da tarde). O experimento foi realizado utilizando o delineamento experimental de blocos ao acaso, em esquema fatorial 2 x 6, com quatro repetições. O primeiro fator foi composto de duas cultivares de tomate (Caniles e Rubi) e o segundo por seis horários de avaliação ao longo do dia (8:00, 10:00, 12:00, 14:00, 16:00 e 18:00). Foi medida, com um analisador portátil as trocas gasosas por radiação infra-vermelha (“IRGA”, modelo Li-6400XT, LI- COR), a taxa de assimilação líquida de CO2(A), taxa de transpiração foliar (E), condutância estomática (gs).Os valores de taxa de assimilação líquida de CO2, taxa de transpiração foliar, condutância estomática, no quadrante leste são maiores que no quadrante oeste. A cultivar Caniles apresenta maior taxa de assimilação líquida de CO2 e taxa de transpiração foliar sob condições de temperatura e luminosidade elevadas.
Palavras-chave: Solanum lycopersicum L
Radiação solar
Taxa de assimilação líquida de CO 2
Radiação solar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2959
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tiago_luan_hachmann_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)314.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.