EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2957
Tipo: Artigo
Título: BIOLOGIA DO Trypanosoma cruzi EM Rhodnius robustus EXPERIMENTALMENTE INFECTADO
Autor(es): BONIFACIO, Matheus
ABREU, Ana Paula
TESTON, Ana Paula Margioto
ROCHA, Felipe dos Santos
SILVA, Andreia Mantovani da
TOLEDO, Max Jean de Ornelas
Abstract: Trypanosoma cruzi que é um protozoário hemoflagelado, agente etiológico da doença de Chagas (DCh), estima-se que 6-7 milhões de pessoas estão infectadas. T. cruzi largamente distribuído na natureza, circulando entre insetos vetores e mamíferos silvestres. Objetivou-se com esse trabalho avaliar o comportamento biológico do T. cruzi IV, avaliando a taxa de metaciclogênese, em triatomíneos experimentalmente infectados. Ninfas de 5º estágios da espécie Rhodnius robustus foram inoculadas com sangue contaminado com a cepa AM14 pertencente à DTU TcIV, pesadas antes a após o repasto infectante no alimentador artificial e a quantidade de sangue ingeridos foi calculada para cada triatomíneo. Os insetos foram alimentados aos 20, 40, 60, 80 e 100 dias após infecção (dai) e tiveram as fezes coletadas para realização de contagem global e diferencial das formas parasitárias. Foram dissecadas 2 ninfas e obtido pool de conteúdo intestinal no 30º, 60º, 90º e 120º dai, o qual foi avaliado com as mesmas técnicas citadas anteriormente. A taxa de infecciosidade das ninfas foi de 73%. O maior número de formas parasitaria encontrado nas fezes foi no 60º dai com 75% e no conteúdo intestinal foi 30º dai com 75%, mostrando que mesmo que a quantidade de sague ingerida pelo triatomíneo seja de 1µL, é capaz de infectar os insetos.
Palavras-chave: Amazonas
DTU
Triatomíneos
Trypanosoma cruzi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2957
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matheus_bonifacio_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)365.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.