EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2955
Tipo: Artigo
Título: A IMPORTÂNCIA DA PRATICA DO ATLETISMO PARA ESCOLARES PRATICANTES DE BEISEBOL
Autor(es): PUPPIN, Mariana Amendoa
AKIYAMA, Jiusom Tokumi
MARTINS JUNIOR, Joaquim
Abstract: O presente estudo, de caráter experimental, visa verificar a importância da prática do atletismo em escolares da equipe de Beisebol na categoria infantil da cidade de Maringá pertencentes à AMB (Associação Maringaense de Beisebol) e ACEMA (Associação Cultural e Desportiva de Maringá). A revisão inicial da literatura indicou que as provas de corrida e arremesso da modalidade atletismo possuem artifícios técnicos que podem ser aplicados em atletas praticantes de beisebol entre 8 a 12 anos, colaborando assim, com novas formas de treinamento e exercícios de base que podem ser aplicados paralelamente aos exercícios desenvolvidos no Beisebol. A coleta dos dados, será realizada por meio de testes de velocidade e de arremesso, antes e após um bimestre de tratamento experimental realizada com uma amostra de atletas de beisebol. A comparação dos resultados do pré e do pós-teste permitirá verificar que o grupo que pratica o atletismo além dos treinamentos de beisebol poderá obter melhores escores na mecânica e nos gestos básicos do beisebol, colaborando assim para a melhoria da sua performance, quando em situação de jogo. Pretende-se verificar que a prática dos exercícios de base do atletismo concomitante com os do beisebol poderá proporcionar melhoras significativas aos atletas desta última modalidade.
Palavras-chave: Arremesso
Atletismo
Beisebol
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2955
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariana_amendoa_puppin_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)349.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.