EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2951
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO “IN VITRO” DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA EM SUCOS DE CRANBERRY (VACCINIUM MACROCARPON) SOBRE CEPAS DE ESCHERICHIA COLI RESPONSÁVEIS POR INFECÇÃO URINÁRIA
Autor(es): SIMÕES, Ludmila Pini
SOUZA, Louremi Bianchi Gualda de
Abstract: As infecções do trato urinário (ITU) são definidas como a invasão e posterior multiplicação de microorganismos nos tecidos das vias urinárias. As regiões afetadas variam desde a uretra, rim, pelve renal, bexiga e ureteres, até estruturas adjacentes nos homens, como a próstata e o epidídimo. Esse tipo de infecção é de extrema importância no estudo das ciências médicas, uma vez que representa uma parcela significativa das consultas nos serviços médicos públicos, se constituindo numa das infecções bacterianas mais comuns na população. Atinge principalmente o sexo feminino, pois as mulheres se contaminam com maior frequência por apresentarem uretra mais curta e assim ascendência de bactérias a bexiga. O agente etiológico mais comum é o micro-organismo Escherichia coli, provocando infecções consideradas mais simples, tendo a virulência ligada a forte adesão de fimbrias ao epitélio urinário. Com o aumento da resistência bacteriana, viu-se na profilaxia uma possível alternativa, entre elas o suco do fruto Vaccinium macrocarpon, conhecido como Cranberry que tem atividade relacionada com a inibição da aderência das fimbrias do micro-organismo E. coli nas células do trato urinário. Dentro deste contexto o objetivo desse trabalho foi analisar o efeito antimicrobiano de sucos de Cranberry concentrados, sobre cepas de E. coli visando assim uma alternativa ao uso de antibióticos. Para verificação da atividade bactericida foi realizado testes de sensibilidade a antimicrobianos como: difusão em disco, método de difusão em poços e microplaca, utilizando a cepa ATCC 25922 da bactéria E. coli. Os testes foram realizados em triplicata contendo controle positivo e negativo. Os resultados foram tabulados comparados com o controle positivo e negativo, e dados encontrados na literatura, para melhor compreensão da sua possível atividade antibacteriana. Contudo o resultado final encontrado foi que o suco do fruto Cranberry não tem nenhuma atividade contra o crescimento da cepa de Escherichia coli diante dos métodos realizados.
Palavras-chave: Cranberry
E.coli
ITU
Profilaxia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2951
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludmila_pini_simoes_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)224.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.