EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2945
Tipo: Artigo
Título: IMIGRAÇÃO ITALIANA E SUA CULTURA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE E REGIÃO
Autor(es): GROSSI, Leonardo Teixeira
RODRIGUES, Giselle
Abstract: Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de pesquisa PROBIC, que analisará o processo de imigração de italianos na cidade de Belo Horizonte e região metropolitana a partir do último quartel do século XIX, bem como o modo como contribuíram à formação da cultura local. A metodologia da pesquisa coaduna-se com a intenção de focalizar a discussão em torno dos objetivos, mediante a coleta de informações em fotografias e em entrevistas com pessoas ligadas diretamente à cultura italiana em Belo Horizonte e região, as quais serão analisadas e confrontadas com a historiografia, artigos científicos e documentos encontrados em arquivos públicos que tratam da temática. A o final da análise dos dados coletados, espera-se que a pesquisa aponte uma abordagem sobre a imigração italiana na região de Minas Gerais, a qual poderá beneficiar as associações culturais italianas e pessoas que se interessam em pesquisar este tema. Pretende-se, assim, contribuir à promoção do conhecimento,avivando a história e reconhecendo a importância da cultura italiana. Desse modo, não pretendemos contar mais uma história da cultura de um povo, mas, criar ferramentas que beneficiem a sociedade conhecer o processo de imigração no Brasil, sobretudo na região de Minas Gerais.
Palavras-chave: Belo Horizonte
Cultura
Imigração italiana
Memória
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2945
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leonardo_teixeira_grossi_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)185.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.