EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2926
Tipo: Artigo
Título: ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS DURANTE O CICLO MENSTRUAL DA MULHER
Autor(es): ROSA, Thaniery Xavier
MAINARDES, Sa ndra Cristina Catelan
Abstract: A influência dos hormônios no comportamento humano está longe de se limitar à adolescência, principalmente nas mulheres, que estão mais propícias às flutuações hormonais, durante a fase menstrual e também como parte do processo de envelhecimento. Em mulheres ao longo do ciclo menstrual, principalmente no período pré-menstrual, elas relatam uma variação de humor e ansiedade. O objetivo desse trabalho será verificar as alterações comportamentais Os hormônios influenciam de modo relevante a apresentação do comportamento, este fato é facilmente observável relatado ao longo do ciclo menstrual de forma a mapear sua variação e as possíveis influências do uso de anticoncepcionais na alteração de comportamento. Para tanto, a pesquisa será desenvolvida com uma população de mulheres entre 18 e 35 anos, escolhidas aleatoriamente, na qual serão divididas em dois grupos, de acordo com o uso (B) ou não uso (A) de pílula anticoncepcional, em três períodos diferentes: antes, durante e após a menstruação. Nessa busca por mai or compreensão das alterações comportamentais é que se delineia o cerne dessa pesquisa, cujo objetivo consiste em realizar uma revisão da literatura nacional acerca das mudanças comportamentos com aspectos neuro-psico-fisiológicos a fim de realizar uma possível aproximação das alterações hormonais e transtornos psiquiátricos.Para tal busca, a pesquisa se realizará de forma qualitativa em cunho exploratório, com buscas em bases de dados científicos on-line como Scielo e PePSIC, com posterior catalogação das características de ambos os quadros e aproximando-as, propor graus de equivalência, semelhanças e similaridades. O que se espera com a pesquisa é o apontamento de similaridades e correlações entre os quadros de alterações comportamentais e a flutuação hormonal, principalmente no que se refere aos aspectos neuroquímicos e fisiológicos dos referidos quadros.
Palavras-chave: Comportamento
Ciclo menstrual
Transtornos psiquiátricos
Depressão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2926
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thaniery_xavier_rosa_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)264.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.