EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2922
Tipo: Artigo
Título: DA INEXIGIBILIDADE DA LICITAÇÃO EM RAZÃO DE FORNECEDOR EXCLUSIVO E A COMPROVAÇÃO DA EXCLUSIVIDADE - UMA ANÁLISE DO DEVER DO AGENTE PÚBLICO
Autor(es): CASADO, Aline Gabriela Pescaroli
SOARES, Tamires Talita Leandro
SOUZA, Juliana Bueno de
SANTOS, Letícia Aparecida dos
SILVA, Tatiana Manna Bellasalma e
SILVA, Ricardo da Silveira e
Abstract: A Lei 8.666/93 prevê com certa rigidez o procedimento licitatório e, em determinadas situações em razão de circunstâncias específicas este procedimento é afastado ou relativizado. Ocorre que, as circunstâncias que relativizam o procedimento são evidentes mas, possibilitam que o indivíduo possa manobrar os mecanismos da própria lei para prejudicar o interesse público e desviar a finalidade da relativização da própria lei. Esse mecanismo entretanto deve ser analisado sob a égide da publicidade ofertando mecanismos de controle externo, para identificar os desvios e, verificado tal situação deve ainda ser observada a responsabilidade do agente público e do contratante acerca da questão da exclusividade. Obviamente que a própria legislação identificou medidas para aferir a exclusividade mas, mesmo assim são importantes as situações de controle externo, principalmente sociedade organizada para minimizar os aspectos da possível corrupção. O objetivo da pesquisa é identificar a responsabilidade do agente público em situações como esta, a responsabilidade civil, criminal e administrativa, principalmente frente à Fazenda Pública em caso de danos ao erário.
Palavras-chave: Administração pública
Agente público
Fornecedor exclusivo
Comprovação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2922
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamires_talita_leandro_soares_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)254.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.