EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919
Tipo: Artigo
Título: WALTER BENJAMIN: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES EDUCATIVAS DOS LIVROS INFANTIS
Autor(es): SILVA, Taíssa Sá da
BORDIN, Reginaldo Aliçandro
Abstract: Este projeto tem por objetivo analisar as contribuições dos livros infantis a partir do pensamento de Walter Benjamin, pensador colaborador da Escola de Frankfurt. Ao partir da análise da teoria crítica, ele entendeu que, na cultura de massa, os livros infantis foram usados na educação como um meio de introduzir as crianças nos ideais de consumo. Em contrapartida, ele propõe retomar aos livros infantis, que possuem imagens, para introduzir a criança na leitura e na escrita e estimular na criatividade mas, sem estar ancoradas nos ideais de consumo. Para tanto, os procedimentos para análise do tema proposto constam estudos sobre os livros de Walter Benjamin, especialmente Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação e A hora das crianças, onde o autor aponta uma problemática, a transformação do livro infantil em produto de massa, o que pode causar a massificação e homogeneização dos valores e da educação. Benjamin defende a singularização da experiência da infância das crianças e, portanto critica a pedagogização do ensino e da mídia. Contribuirá para este estudo periódicos que discutem o tema, a fim de entender o que o filósofo considerou sobre os contos de fadas e histórias infantis para educação das crianças. Espera-se desta pesquisa, o entendimento das contribuições de Benjamim para educação infantil e para a crítica dos livros infantis.
Palavras-chave: Teoria crítica
Educação
Cultura de massa
Infância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2919
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
taissa_sa_da_silva_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)278.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.