EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2914
Tipo: Artigo
Título: A AFETIVIDADE ENTRE TUTOR ONLINE E ALUNOS POR MEIO DA COMUNICAÇÃO ESCRITA: RELAÇÃO SEM DISTÂNCIA
Autor(es): PIRASOL, Sibele de Oliveira
ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle de
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo apresentar formas de comunicação escrita entre tutor online e alunos da educação a distância, de modo que essa relação seja afetuosa e traga mais proximidade entre as partes, refletindo assim, no processo de aprendizagem. De caráter descritivo e bibliográfico, desenvolvido com a perspectiva de uma abordagem qualitativa, este trabalho busca demonstrar como ocorre a comunicação, por meio de trocas de mensagens escritas na íntegra, entre tutores online e alunos no AmbienteVirtual de Aprendizagem (AVA) de cursos de pós-graduação de modalidade a distância de uma universidade privada localizada no norte do Paraná, com média de idade variada e de diferentes lugares do Brasil. Dentre um levantamento realizado nesta universidade, foram colhidas média de doze trocas de comunicação escrita entre tutores online e seus alunos, sendo selecionadas apenas algumas para demonstração aqui . O critério utilizado para esta seleção foi a busca daquelas que apresentavam melhor os fatores abordados na pesquisa para ilustrar o que a fundamentação teórica dos autores utilizados apresentam em seus estudos.Analisando o teor das mensagens enviadas aos tutores online pelos acadêmicos selecionados, pode-se notar que esta forma de comunicação possibilita a liberdade de expressão, de expor seus pensamentos, seus sentimentos, suas dúvidas e seus temores. O que se pode concluir por parte do tutor online,mediante à comunicação escrita, é que este deve estar atento a cada palavra mencionada pelo acadêmico, pois ela pode significar grandemente ao que se quer expressar. É saber respeitar os acadêmicos e reconhecer cada um como um ser único, com necessidades e ritmos diferentes.
Palavras-chave: Afetividade
Comunicação escrita
Educação à distância
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2914
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sibele_de_oliveira_pirasol_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)199.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.