EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2905
Tipo: Artigo
Título: ASPECTOS HISTÓRICO - SOCIAIS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NO CRISTIANISMO PRIMITIVO NA PROVÍNCIA ROMANA DA GALÁCIA DO PRIMEIRO SÉCULO DA ERA COMUM
Autor(es): PAULA, Rafael de
LUIZ, Roney de Carvalho
Abstract: A identidade é um processo de construção fundamentado numa relação do tipo “nós” e “eles”. O estabelecimento desta relação se dá na medida em que grupos sociais interagem uns com os outros. Dessa relação emanam elementos de fronteiras de identidade, que permitem que indivíduos consigam se perceber como parte integrante de um determinado grupo e não do outro. As variáveis que articulam neste processo de construção de identidade são variáveis sociais, culturais, religiosas e étnicas. O nascente Cristianismo ainda não era uma religião plenamente estabelecida, no contexto da Província Romana da Galácia, no Primeiro Século EC, mas ainda uma facção dentro do Judaísmo estabelecido. Entretanto, já figuravam para aquele grupo representativo do Cristianismo Primitivo, variáveis de que articulavam no processo de construção de uma identidade própria a parte do Judaísmo já estabelecido e, ao mesmo tempo, a parte dos demais grupos sociais e religiosos próprios do restante do Mundo Greco-Romano.A compreensão de quais eram essas variáveis histórico-sociais viabiliza a compreensão das características mais primitivas e mais essenciais do movimento religioso que, mais tarde, se tornou determinante para a formação de toda a Cultura Ocidental. A compreensão dessas variáveis delimitadoras de fronteiras da identidade do nascente Cristianismo possibilitariam elementos importantes para a articulação de um discurso inter-religioso no Cristianismo contemporâneo. A Pesquisa tem por objetivo investigar quais teriam sido essas variáveis histórico-sociais, visando a) Distinguir características primitivas que fizeram parte da essência do Movimento Cristão em suas origens, do ponto de vista de sua relação com o Mundo Greco-Romano, a fim de b) Estabelecer parâmetros de diálogo inter- religioso à luz das demandas da sociedade Pós-Moderna. A Pesquisa emprega o Método Bibliográfico, consistindo em a) Revisão bibliográfica de pesquisas que contemplem estudos relativos ao período histórico do Mundo Greco-Romano do Primeiro Século EC; e b) Revisão bibliográfica de pesquisas sobre as origens do Cristianismo.
Palavras-chave: História
História das religiões
Identidade
Identidade em construção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2905
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafael_de_paula_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)276.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.