EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2894
Tipo: Artigo
Título: DA MEDIAÇÃO COMO INSTRUMENTO EFICAZ DE COMPOSIÇÃO DE CONFLITO FAMILIAR
Autor(es): BITTENCOURT, Natália Thaísa Galetti
ROSSANEIS, Ana Cláudia
MORAES, Carlos Alexandre
ROSA, Letícia Carla Baptista
Abstract: A presente pesquisa tem como foco a análise da efetividade dos meios extrajudiciais de solução de conflito, principalmente no que tange a mediação familiar como forma alternativa de pacificação social, trazendo uma reflexão do atual modelo de solução de conflitos intra familiares por parte do Poder Judiciário, que se utiliza da jurisdição, como meio principal, para alcançar tal resultado. Sendo assim, partindo do estudo sucinto da história da sociedade, em relação às suas transformações familiares, focando nos modos de como está se apresenta, sobre um viés jurídico e social. Tendo como objetivo descobrir qual é o melhor método para resolução de litígios familiares de forma célere e eficaz, fazendo-se valer um dos direitos fundamentais na Constituição Federal Brasileira, qual seja, o do acesso à justiça. Dessa forma, a análise terá como origem o Código de Processo Civil vigente, o novo Código de Processo Civil (Lei 13.105/2015) e a Lei 11.441/73, a qual altera dispositivos da Lei 5.869/73,possibilitando a realização de inventário,partilha, guarda e divórcio consensual por via administrativa,em consonância com a Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, a qual dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses. Não se olvidando também de sua aplicação na conscientização acerca de práticas de condutas de alienação parental.
Palavras-chave: Conflitos
Direito de família
Extrajudicialidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2894
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
natalia_thaisa_galetti_bittencourt_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)259.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.