EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2888
Tipo: Artigo
Título: A EVOLUÇÃO DA PREVENÇÃO DE PERDAS APLICADA AO SETOR VAREJISTA DO BRASIL
Autor(es): DAMASIO FILHO, Marco Antonio
Abstract: Em um universo dinâmico, onde as informações são cada vez mais importantes para assegurar o sucesso das empresas, dentro de um mercado cada vez mais competitivo, objetivou-se verificar a importância da prevenção de perdas como instrumento de gestão. Essa ferramenta que,tem o intuito de identificar e estabelecer formas de controle eficientes, para que possam ser utilizadas em conjunto com as demais áreas da organização, vem de encontro aos objetivos dos acionistas e gestores, que é o de reduzir despesas e custos, maximizando o lucro. Como base para a elaboração do presente trabalho, utilizou-se o método de pesquisa pautado em obras bibliográficas das áreas de administração, gestão e prevenção de perdas, bem como a análise do histórico da evolução das práticas adotadas e aplicadas nas empresas do setor varejista, por meio de periódicos. Os dados foram coletados a partir da análise do desempenho da Prevenção de Perdas no setor varejista, no decorrer do período de 2009 a 2013. Os resultados têm sido obtidos por meio da observação da evolução do departamento de prevenção de perdas no país no referido período, evidenciados por meio de percentuais de perdas do setor varejista, sendo divulgados anualmente pelas entidades responsáveis pela pesquisa. Busca-se com o presente estudo, verificar quais os impactos desta evolução no patrimônio e crescimento das empresas do setor em geral, traduzindo estas mudanças em forma de valores de perdas e lucratividade, bem como a relação entre eles.
Palavras-chave: Prevenção de perdas
Redução de despesas
Avaliação de perdas
Setor varejista
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2888
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marco_antonio_damasio_filho_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)281.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.