EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2887
Tipo: Artigo
Título: A INFLUÊNCIA DO CMMI NA GESTÃO DO CONHECIMENTO EM EMPRESAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Autor(es): CABRAL, Marcio Pedro
TENÓRIO JR, Nelson
Abstract: O objetivo do presente resumo consiste em apresentar um estudo preliminar sobre a possibilidade de alinhamento da Gestão do Conhecimento às práticas do CMMI (Capability Maturity Modelo Integration) em empresas do ramo de desenvolvimento de software. Para se alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica constituída principalmente de livros e artigos científicos. Assim, foi realizado um levantamento da literatura acerca dos temas: Gestão do Conhecimento, Modelos de Maturidade, CMMI e Desenvolvimento de Software. Verificou-se que o tema Maturidade relacionado ao desenvolvimento de software, está cada vez mais consolidado no Brasil e no mundo, porém com base na pesquisa realizada, notou-se que a maioria das empresas brasileiras estão no nível 3.Um modo de se otimizar esse processo de aprendizado e avanço contínuo do capital intelectual nas empresas é a implantação da gestão do conhecimento, que consiste em uma metodologia que favorece o controle e acesso às informações organizacionais, que quando alocadas em um banco de dados, permanece continuamente disponível para a seleção das informações importantes para as ações estratégicas da empresa. Assim, a Gestão do Conhecimento se faz importante para garantir a inovação e a competitividade no mercado e há evidências de que o CMMI possa corroborar para a efetiva implantação da Gestão do Conhecimento em uma empresa de desenvolvimento de software.
Palavras-chave: CMMI
Desenvolvimento de software
Gestão do conhecimento
Nível de maturidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2887
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
marcio_pedro_cabral_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)279.12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.