EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2864
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DO BAMBU EM ESTRUTURAS DE COBERTURA DE EDIFICAÇÕES CONT EMPORÂNEAS NO PARANÁ ATRAVÉS DE CONEXÕES ESTRUTURAIS INOVADORAS
Autor(es): SARVEZUK, Laiana Chopek
GOMES, César de Godoy
Abstract: Os impactos ambientais, decorrentes do processo de industrialização e do consumo dos recursos naturais, têm levantado nas últimas décadas a preocupação em todo o mundo a respeito das mudanças necessárias principalmente no setor da construção civil. O bambu tornou-se uma variável ambiental considerável nos projetos denominados sustentáveis, devido às suas propriedades físicas e mecânicas, além das vantagens ecológicas. O estudo proposto tem como objetivo contribuir para a viabilização do uso do bambu como material de construção em estruturas de coberturas de edificações contemporâneas de design expressivo e inovador, além de verificar a possibilidade da utilização de uma conexão estrutural que permita utilizar a plenitude da resistência do bambu, e contribuir ao mesmo tempo para a qualidade estética das edificações. Para tanto, propõe-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, tendo como procedimentos técnicos a pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e estudos de caso. No primeiro,a coleta de dados terá como instrumento a entrevista estruturada, e as respostas obtidas serão tabuladas em tabelas dinâmicas e organizadas em gráficos, que servirão de base para o estudo da viabilidade econômica e social. A pesquisa bibliográfica abrangerá, além dos estudos sobre as propriedades do material, as técnicas empregadas em seu uso na construção civil ao longo do tempo, com foco nas ligações entre os elementos. Direcionará os estudos de caso, realizados em duas obras contemporâneas construídas com estrutura de bambu na cobertura. Espera-se identificar, através de quadro comparativo, uma conexão estrutural que se adapte à realidade local e possibilite a melhor exploração das propriedades físicas e mecânicas o bambu. Assim, além de conhecer as características da cultura do Estado do Paraná a respeito do uso do bambu como material construtivo, será possível contribuir para a divulgação das potencialidades do uso desse sistema estrutural.
Palavras-chave: Bambu
Estrutura
Cobertura
Conexões
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2864
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laiana_chopek_sarvezuk_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)229.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.