EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2858
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES BRASILEIROS E PORTUGUESES SOBRE O MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Autor(es): FERRAZ, Milene Fabiane
LUNA, Gabriela Bernini
BEHREND, Rômulo Diego de Lima
Abstract: A população mundial vem crescendo ao longo dos anos e, juntamente com este aumento populacional tem se verificado o agravamento dos impactos ambientais causados pela insuficiência de práticas sustentáveis, o que vem preocupando cada vez mais cidadãos e ambientalista do mundo todo. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar uma amostra da população acadêmica de duas instituições de ensino superior conceituadas, sendo o Centro Universitário de Maringá (Unicesumar) a instituição representante Brasileira e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) a representante Portuguesa, a fim de comparar as concepções, atitudes e interesses de seus estudantes aos assuntos que destoam acerca dos temas concernentes à sustentabilidade e educação ambiental. Para tanto, far-se-á uma pesquisa utilizando a técnica de survey. Desse modo, estão sendo solicitados aos acadêmicos de diversos cursos das duas instituições por via online na FCUP e de modo presencial em sala de aula na Unicesumar, que respondam a um questionário estruturado previamente elaborado com questões acerca de práticas sustentáveis, no intuito de apurar as diferenças e semelhanças entre os dois países. Para os resultados, o cálculo estatístico será feito pelo teste do qui-quadrado, e as informações obtidas serão dispostas em tabelas, interpretadas e por fim exibidas em forma de gráficos estatísticos, facilitando a visualização dos dados comparados. Ao finalizar deste trabalho, espera-se que os acadêmicos das duas instituições participantes, apresentem opiniões e respostas legitimas, além de, uma postura séria, responsável e crítica sobre os assuntos abordados na pesquisa, permitindo assim resultados adequados e satisfatórios dando credibilidade para a conclusão da pesquisa.
Palavras-chave: Crescimento populacional
Instituição brasileira e portuguesa
Práticas sustentáveis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2858
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
milene_fabiane_ferraz_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)264.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.