EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2852
Tipo: Artigo
Título: CLARIFICAÇÃO DO EXTRATO AQUOSO DE STEVIA REBAUDIANA (BERT.) BERTONI, UTILIZANDO POLÍMERO NATURAL EXTRAÍDO DA MORINGA OLEIFERA
Autor(es): MAIORAL, Mariane Fernandes
MILANI, Paula Gimenez
PEREIRA, Heloísa Vialle
MORO, Paula
DACOME, Antonio Sérgio
COSTA, Silvio Claudio da
Abstract: O objetivo deste trabalho foi a clarificação do extrato aquoso de Stevia rebaudiana usando polímeros naturais extraídos da Moringa oleifera usada portanto como floculante natural. Os polieletrólitos da Moringa oleífera foram extraídos a partir de solução salina e água, e a seguir purificados por diálise e deslipidificação com acetona. Avaliou-se a percentagem de despigmentação, velocidade de decantação e teor de adoçantes nas amostras analisadas. O extrato clarificado foi obtido de ensaios de decantação em um Jar Test. A clarificação do chá foi nitidamente observada, sendo que o polímero obtido a partir de solução salina apresentou melhores resultados de despigmentação. O teor final de adoçantes não foi comprometido.
Palavras-chave: Clarificação
Stevia rebaudiana
Moringa oleifera
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2852
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariane_fernandes_maioral_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)276.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.