EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2833
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO DE PENETRÔMETROS NA AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO EM ÁREA CULTIVADA COM MANDIOCA
Autor(es): MIOTO, Liliane Scabora
ARAUJO, Marcelo Alessandro
SERON, Cássio de Castro
LAVANHOLI, Rogério
MEINLSCHIDTH, Danilo da Silva
REZENDE, Maiara Kawana Aparecida
Abstract: Existem diferentes tipos de penetrômetros para a avaliação da resistência do solo à penetração em sistemas de manejo, todavia os valores obtidos com os mesmos diferem. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi correlacionar os valores de resistência mecânica do solo a penetração (RP), obtidos com os penetrômetros de impacto, e de anel dinanométrico em diferentes profundidades. A RP foi avaliada em uma área cultivada com mandioca (Manihot esculenta, Crantz) de 1° ano. Os dados foram coletados no Campus do Arenito, localizado em Cidade Gaúcha – PR, sendo o solo da área classificado como Latossolo Vermelho Distrófico. Os resultados obtidos com os penetrômetros de anel dinamométrico e impacto apresentaram correlação positiva moderada, Com relação à resistência a penetração, obteve-se maiores valores nas camadas entre 0,20 a 0,40 m, para ambos penetrômetros, possivelmente devido ao efeito do “pé-de-grade” e/ou “pé-de-arado”.
Palavras-chave: Correlação
Latossolo
Penetrometria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2833
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liliane_scabora_mioto_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)204 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.