EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2825
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE EFLUENTES RICOS EM MATÉRIA ORGÂNICA
Autor(es): ALVES, Fabiana
GOMES NETTO, Liana
Abstract: O desenvolvimento econômico e industrial ocasionou um aumento na produção de resíduos, que podem contaminar o ar, o solo e a água. Uma das formas de tratamento de efluentes é a utilização de sistemas anaeróbios, que possui baixo consumo energético, baixa produção de sólidos e produção de biogás. O metano corresponde a 40-75% da composição do biogás, sendo, portanto, um bom indicador de eficiência. O objetivo do presente estudo foi avaliar os principais tipos de efluentes e as principais técnicas utilizadas na produção do biogás, a partir da eficiência na produção de metano. Foi realizada uma pesquisa quantitativa em sites científicos avaliando os principais tipos de efluentes utilizados e comparou-se a eficiência entre as técnicas utilizadas para a produção de biogás a partir de efluentes. Foi possível observar, que os principais efluentes utilizados na geração de biogás são: domésticos, avicultura, suinocultura e agricultura, com eficiência na produção de metano, variando entre, 75,8-80,8%, 66-75%, 10-80%, e 48,6-89%, respectivamente. E as principais técnicas utilizadas são Upflow anaerobic sludge blanket (UASB), duas fases: acidogênese e metanogênese, Anaerobic baffled reactor (ABR) e lagoa de estabilização.
Palavras-chave: Tratamento de efluentes
Biogás
Lodos anaeróbios
Digestão anaeróbia
Energia renovável
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2825
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
liana_gomes_netto_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)203.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.