EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2819
Tipo: Artigo
Título: JULGAMENTO MONOCRÁTICO DE MÉRITO: UMA DISCISSÃO ACERCA DA RESTRIÇÃO RECURSAL NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
Autor(es): ZANFOLIN, Heloísa Feitosa
LORENZONI NETO, Antonio
Abstract: O acesso à justiça é uma garantia fundamental assegurada pela Constituição Federal no art. 5.º, inciso XXXV, e que se vê desdobrada em mais de uma instância quando se oportuniza o direito potestativo de recurso segundo a garantia fundamental do devido processo legal (Constituição Federal, art. 5.º inciso LIV). Observa-se na disciplina jurídica recursal do novo Código de Processo Civil (Lei n.º 13.105/2015) que pode o desembargador relator, no âmbito dos tribunais, negar provimento liminarmente ao recurso que seja contrário à súmula do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou do Supremo Tribunal Federal (STF), isto, na forma do art. 932, inciso IV, letra “a”. Na referida restrição pode estar ocorrendo um impedimento à concretude da garantia fundamental de acesso á justiça, do que se denota a necessidade da verificação da validade ou constitucionalidade de tal obstáculo recursal. Assim, busca -se por meio desta pesquisa se chegar a uma conclusão segura quanto à validade ou constitucionalidade da extinção meritória monocrática desfavorável ao recurso interposto sob o fundamento de que o recurso é contrário a determinada súmula do STJ ou do STF.
Palavras-chave: Acesso à justiça
Súmula impeditiva de recurso
Novo CPC
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2819
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Heloisa_Feitosa_Zanfolin.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)274.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.