EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2815
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE ISOLADOS DO VÍRUS DA TRISTEZA DOS CITROS ATRAVÉS DA TECNICA DE RFLP
Autor(es): SOARES, Larissa Siqueira
SANTOS, Karina Silva dos
SILVA, Camila de Cássia da
NOVAES, Tanara Garcia de
MOLINA, Rubia de Oliveira
NUNES, William Mário de Carvalho
Abstract: A tristeza dos citros, é considerada uma das mais importantes viroses que atingiram a cultura nos últimos 90 anos. Diante da importância econômica da exportação dos produtos citrícolas brasileiros, se faz necessário medidas de controle contra essa virose. No Brasil, foi adotado o uso de porta-enxertos tolerantes em substituição à laranja Azeda (Citrus aurantium L.), o que não se mostrou completamente viável para algumas espécies de citros, especialmente laranja Pêra. Diante desse fato, estudos sobre a proteção cruzada ou préimunização com isolados fracos do vírus passaram a ser conduzidos no país. Com isso, iniciou-se em 2003, um programa de pré-imunização visando obter um isolado do CTV que oferecesse proteção efetiva e duradoura às plantas de laranja Pêra, superior àquela oferecida pelo isolado Pêra IAC. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar isolados do vírus da tristeza dos citros na região norte e noroeste do Paraná através da técnica de RFLP.
Palavras-chave: CTV
Pré-imunização
Técnicas moleculares
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2815
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
larissa_siqueira_soares_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)198.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.