EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2810
Tipo: Artigo
Título: NEUROPLASTICIDADE: DEFINIÇÃO E ANÁLISE DE SUA OCORRÊNCIA ENTRE ACADÊMICOS DE ENGENHARIA
Autor(es): PEREIRA, Gabriela Cristófoli
TRENTINALHA, Luiz Antonio Lazarin
MAINARDES, Sandra Cristina Catelan
Abstract: A ocorrência da plasticidade neural acontece paralela e intrinsicamente ao processo de aprendizagem e memória. Hoje as tecnologias comportam grande número de informações, e possivelmente fazem o papel de um banco de dados fora do encéfalo. É possível que tais ferramentas ao oferecerem acesso rápido e fácil aos conteúdos virtuais comprometam o processo de memorização. O objetivo da pesquisa foi verificar a influência da mesma em uma área de conhecimento que utiliza ferramentas tecnológicas frequentemente. Para tanto, um teste de memorização foi aplicado em universitários concluintes dos cursos de Engenharia Civil de uma instituição de ensino superior no noroeste do Paraná, com o intuito de coleta de resultados mensuráveis quantitativamente, para que posteriormente fossem analisados. Os concluintes de Engenharia Civil apresentaram altos escores, possivelmente ocasionados pelo exercício de diferentes áreas corticais.
Palavras-chave: Aprendizagem
Memória
Sinapse
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2810
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela_Cristofoli_Pereira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)281.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.