EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2808
Tipo: Artigo
Título: A GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BASEADA EM COMPETÊNCIAS
Autor(es): ROMANEZE, Gabriel Osvaldo Ruocco
Abstract: Tendo como finalidade atender o interesse e às necessidades da coletividade, a administração pública emprega, direta e indiretamente, todo o seu aparato administrativo. A fim de exercer seu papel administrativo, com intuito de satisfazer o interesse público, o Estado se utiliza de determinadas prerrogativas, asseguradas em lei, as quais são manejadas para o desempenho dos objetivos que lhe são inerentes. De tal modo, compreende-se, de início, que em se tratando de administração pública, não há que se falar tão somente em proporcionar e realizar serviços, mas, sobretudo, conduzir e administrar harmoniosamente, na busca incessante pela satisfação das necessidades do cidadão, no rigor da lei. Assim, se mostra imprescindível para o eficiente, eficaz e efetivo atendimento das demandas, a necessidade de se empregar racionalmente os recursos, a habilidade de atingir resultados e a observância à ética. A fim de que tais valores possam ser engajados na gestão de pessoas na área da administração pública, demandam-se agentes públicos reparados técnica, humana e gerencialmente e, sob essa perspectiva, o presente estudo se propõe a realizar um levantamento bibliográfico sobre o conceito de administração pública, suas formas e seus princípios, assim como minudenciar aspectos relacionados ao histórico da gestão de pessoas e sua aplicação na área pública, abrangendo suas tendências e desafios, em que pese seja a literatura a respeito do tema bastante escassa.
Palavras-chave: Administração pública
Gestão de pessoas
Interesse público
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2808
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gabriel_osvaldo_ruocco_romaneze.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)228.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.