EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2799
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA APLICAÇÃO DE EFLUENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA PRODUÇÃO DE MATÉRIA SECA NA CULTURA DO MILHO
Autor(es): VORONIAK, Juliana
MIOTO, Liliane Scabora
TONELLO, Anna Paola
REZENDE, Graziela Silva
MENDES, Rafael Romero
FREITAS, Paulo Sérgio Lourenço de
Abstract: O reuso de efluentes na agricultura é uma alternativa para controle da poluição de corpos hídricos, disponibilização de água para as culturas e aumento de produção agrícola. Diante disso, este trabalho teve como objetivo avaliar a produção de matéria seca da cultura do milho com a aplicação de efluente de estação de tratamento de esgoto. O experimento foi conduzido no Centro Técnico de Irrigação da Universidade Estadual de Maringá, e arranjado em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com Nitossolo Vermelho Distroférrico, cinco doses crescentes de efluente doméstico, e quatro repetições por tratamento. A colheita da parte aérea das plantas dos diversos tratamentos foi realizada 60 dias após a emergência das plantas, cortando-se a planta de milho rente ao solo. Pelas informações originadas, não constatou-se diferenças significativas na produção de matéria seca entre a aplicação das diferentes doses do efluente de estação de tratamento de esgoto.
Palavras-chave: Nitossolo
Matéria Seca
Reuso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2799
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
juliana_marques_voroniak_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)194.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.