EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2795
Tipo: Artigo
Título: A PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E DO FEEDBACK PARA A PROMOÇÃO DO CONHECIMENTO E DA SAÚDE DE PROFESSORES
Autor(es): BASSOLI, Elessandra Natalina Santana
MACUCH, Regiane da Silva
Abstract: Considerando o fato que nos contextos educacionais existem diferentes tipos de docentes, cada um com características que lhes são próprias, com uma subjetividade única, sob a qual compartilham informações e atitudes, carregadas de suas crenças e valores, entendemos que para o indivíduo se relacionar com os demais sujeitos de seu espaço, vai depender de duas variáveis, a maneira como o grupo conduz suas ações e o modo como se comunicam. A forma como o sujeito comunica com o ambiente, pode contribuir ou limitar os processos que promovem a comunicação assertiva, a produção do conhecimento e da saúde. Visando a busca de dados que versam sobre os tópicos da comunicação, promoção da saúde e do conhecimento, tem-se como objetivo investigar as implicações do relacionamento interpessoal de docentes nos processos de comunicação escolar, visando à promoção da saúde e do conhecimento. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, e posteriormente, foram realizadas entrevistas narrativas com professoras de 2 escolas do município de Sarandi. A partir da análise parcial dos dados, percebeu-se que a comunicação nas escolas era carregada de muitos ruídos e com falta de clareza e objetivos, o que tem contribuído para a não qualidade do processo comunicacional necessário para a promoção da saúde e do conhecimento de seus envolvidos.
Palavras-chave: Comunicação
Promoção do conhecimento e de saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2795
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elessandra_natalina_santana_bassoli.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)212.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.