EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2791
Tipo: Artigo
Título: FAMÍLIAS HOMOAFETIVAS – PROJETO DE PARENTALIDADE
Autor(es): VIEIRA, Diego Fernandes
BALLEN, Kelle n Cristina Gomes
Abstract: A pesquisa tem o estudo voltado as família homoafetivas trazendo de forma clara e explicativa como são formadas estas famílias. Também se pretende elencar e explicar os direitos já alcançados e se deveriam possuir outros. Será trabalhado os princípios do direito de família como a dignidade da pessoa humana, a igualdade e o princípio da felicidade. Em diversos aspectos a família homoafetiva se vê discriminada na sociedade, nas igrejas, nas escolas, em restaurantes. As crianças e adolescentes pertencentes a famílias homoafetivas devem se sentir incluídas em todas as atividades sociais. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante a prioridade com que devem as crianças serem tratadas, e a ordem constitucional veda discriminação. Analisa-se que os casais tem o direito de estruturar e planejar a sua família, tendo projetos de parentalidade como casais heteroafetivos. Desta forma, buscando o conteúdo em livros, artigos publicados, revistas científicas e nos casos que frequentemente estão surgindo nos tribunais. A pesquisa busca reconhecer essas novas estruturas familiares, e verificar se elas devem ser consideradas de forma igualitária como núcleos familiares e ter direitos a reprodução assistida ou à adoção e a socioafetividade na constituição de seus laços parentais. O Direito precisa acompanhar o desenvolvimento da sociedade e a demanda que ela solicita, percebe-se que muitos casais deixam o pais para realizar seu projeto parental. As famílias homoafetivas já se encontram inseridas na sociedade brasileira, e este estudo busca verificar se mesmo os direitos alcançados tem efetividade e se ainda outros possam ser concedidos. Se os infantes pertencentes a estes núcleos familiares tem seu direito respeitados socialmente como reconhecidos e garantidos pela legislação e pela doutrina. No âmbito escolar, percebe-se a necessidade de desenvolvimento de políticas de inclusão.
Palavras-chave: Direito de família
Formas de filiação
Inclusão
Vinculo homoafetivo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2791
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diego_fernandes_vieira.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)217.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.