EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2780
Tipo: Artigo
Título: A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR SOBRE O CONCEITO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Autor(es): CORREA, Daniel Souza de Oliveira
MACUCH, Regiane da Silva
Abstract: A atividade docente sofreu com o passar do tempo um desprestígio evidente e significativo. Embora isto seja extremamente negativo, refletindo de forma danosa na educação, o mais preocupante é o reflexo desse episódio na saúde do docente, objetivo deste estudo. Para que mudanças ocorram, entendemos ser primordial o conhecimento uma ferramenta poderosa para o autocuidado. Para distinguir a percepção do professor sobre a segurança do trabalho, entrevistamos 16 professoras de duas escolas no município de Sarandi –Paraná. As entrevistas seguiram um roteiro semi estruturado e para este artigo analisaram-se as respostas das docentes à pergunta: O que você estende por Segurança do Trabalho? Também se perguntou às professoras se as mesmas haviam tido em suas vidas profissionais, orientações a respeito do tema. Organizadas as repostas, e nas análises de conteúdo procurou-se compreender o raciocínio das professoras associado ao tema. Dentre todas as respostas, somente uma professora não soube responder; 3 versaram sobre problemas relacionados ao cotidiano escolar, sem associação direta ao conceito; e outras 12 professoras responderam de forma que foi possível encontrar palavras ou assimilações associadas ao tema. Assim, concluiu-se que, de maneira urgente, as docentes precisam de formação sobre o tema, pois dadas as características de sua profissão, na qual, são responsáveis pela formação de outrem, necessitam de maiores conhecimentos que possam beneficiar a si mesmas e a comunidade escolar como multiplicadoras de boas práticas em segurança do trabalho.
Palavras-chave: Conhecimento
Formação continuada
Professor
Saúde
Segurança do trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2780
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniel_souza_de_oliveira_correa.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)285.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.