EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2778
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÃO DE MASSA SECA E NÚMERO DE FOLHAS COMERCIÁVEIS DA CULTURA DA RÚCULA (Eruca sativa MILLER) FERTIRRIGADA EM AMBIENTE PROTEGIDO
Autor(es): OLIVEIRA, Jhonatan Monteiro de
SERON, Cássio de Castro
LORENZONI, Marcelo Zolin
SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
ANDREAN, André Felipe Barion Alves
REZENDE, Roberto
Abstract: Este trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos das adubações nitrogenada e potássica aplicadas via fertirrigação na produção de massa seca e número de folhas por planta da cultura da rúcula cultivar Folha Larga. O experimento foi conduzido em ambiente protegido no Centro Técnico de Irrigação (CTI) do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 4x4 com 3 repetições, no qual os tratamentos foram compostos pelas combinações das doses de N (0, 60, 120 e 240 kg ha-1) e de K (0, 15, 30 e 60 kg ha-1). Foi utilizado um sistema de microirrigação por gotejamento, pelo qual aplicou-se as irrigações e fertirrigações na cultura da rúcula. Avaliou-se o efeito dos tratamentos sobre a variável massa fresca comerciável por metro quadrado. As doses de N aplicadas via fertirrigação promoveram ajuste polinomial quadrático quando combinadas com o nível 60 kg ha-1 de K. Enquanto para o número de folhas comerciáveis não houve interação significativa entre os tratamentos e apenas as doses de K tiveram influencia, de modo que promoveram efeito linear.
Palavras-chave: Nitrogênio
Potássio
Gotejamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2778
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jhonatan_Monteiro_de_Oliveira_3.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)365.83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.