EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2771
Tipo: Artigo
Título: USO DE APARELHO CELULAR E DEPENDÊNCIA ENTRE ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO PARTICULAR
Autor(es): FÉLIX JUNIOR, Cícero Marcelo
CORRADINI, Vivian Moreno
MILANI, Rute Grossi
Abstract: Vivencia - se na atualidade um real processo de globalização, fomentado pelo avanço massivo das tecnologias digitais em suas mais diversas facetas, o que é evidenciado principalmente pelo advento da internet. Nesse contexto é que se encontra o cerne desta pesquisa cujo objetivo consiste em verificar o comportamento de uso de dispositivos tecnológico- digitais por adolescentes estudantes do ensino médio, a fim de identificar uma possível relação de dependência. A população é caracterizada por 250 adolescentes entre 14 e 17 anos matriculados no ensino médio em três escolas de ensino privado da cidade de Maringá –PR. Será desenvolvida uma entrevista dirigida a partir do referencial teórico adotado. O tratamento dos dados será realizado por meio de estatística descritiva. Espera-se com a pesquisa conhecer de que forma se dá a relação desses adolescentes com os dispositivos tecnológico-digitais e discutir acerca de uma possível relação de dependência da tecnologia. Deste modo, busca-se trazer contribuições à área da psicologia do desenvolvimento, a fim de subsidiar o planejamento das ações de saúde ao adolescente dentro e fora do ambiente on-line.
Palavras-chave: Cibercultura
Era digital
Nomofobia
Psicologia do desenvolvimento
Subjetividade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2771
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cicero_marcelo_felix_junior_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)283.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.